Monitoramento da Cana-de-açúcar
via imagens de satélite
publicações equipe tabelas mapa da colheita mapa do cultivo
apresentação
Canasat - Área
Monitoramento anual do cultivo da cana-de-açúcar nas seguintes classes: soca, expansão, em reforma (18 meses) e reformada (18 meses).
Mapas, gráficos e tabelas da área cultivada com cana-de-açúcar
Área de atuação
Região centro-sul:
  • Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo: a partir de 2003;
  • Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro: a partir de 2010.
Produtos
Mapas e gráficos, além de tabelas da área de cana-de-açúcar por municípios e por estados da região centro-sul.
Metodologia
O mapeamento é realizado anualmente utilizando imagens obtidas pelos satélites Landsat, CBERS e Resourcesat-I, disponibilizadas gratuitamente pelo INPE/DGI.
O processamento e a interpretação das imagens são realizados no software SPRING.
Informações mais detalhadas sobre o Projeto Canasat-Área podem ser obtidas no artigo Studies on the Rapid Expansion of Sugarcane for Ethanol Production in São Paulo State (Brazil) Using Landsat Data e também em outras publicações.
Canasat - Colheita
Monitoramento anual do tipo de colheita, com ou sem a queima da palha da cana-de-açúcar.
Mapas e gráficos do tipo de colheita da cana-de-açúcar
Área de atuação
Estado de São Paulo a partir da safra 2006/07.
Produtos
Mapas, gráficos e tabelas da área colhida de cana-de-açúcar por municípios e por regiões administrativas do Estado de São Paulo.
Metodologia
O mapeamento é realizado anualmente, tendo como base as áreas disponíveis para colheita, delimitadas pelo Projeto Canasat-Área, e imagens obtidas pelos satélites Landsat, CBERS e Resourcesat-I, disponibilizadas gratuitamente pelo INPE/DGI.
O processamento e a interpretação das imagens são realizados no software SPRING.
Informações mais detalhadas sobre o Projeto Canasat-Colheita podem ser obtidas no artigo Remote Sensing Images in Support of Environmental Protocol: Monitoring the Sugarcane Harvest in São Paulo State, Brazil e também em outras publicações.
Motivação
A Lei Estadual 11.241 estabelece para 2021 a extinção da queima da palha como método de pré-colheita da cana-de-açúcar na maior parte da área cultivada do Estado de São Paulo. O Protocolo Etanol Verde, iniciativa do governo estadual e do setor sucroenergético, antecipa esse prazo para 2014 e prevê a concessão anual de um certificado de conformidade aos produtores que adotarem boas práticas de manejo.
realização
apoio
©  LAF Web