series class
ambiente integrado para classificação e avaliação de dados espaço-temporais
Projeto: validação do mapa de cana-de-açúcar
logar
sobre o projeto
home
Objetivo
O objetivo deste projeto foi avaliar a precisão do mapeamento da área cultivada com cana-de-açúcar, realizado pelo Projeto Canasat, para o ano safra 2010/11.
Para isto foi utilizada amostragem aleatória estratificada, em que foram sorteados pontos nos municípios produtores de cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Cada um dos pontos foi classificado, como pertencentes ou não a uma área cultivada por cana-de-açúcar, por quatro fotointerpretes, sendo três especialistas em agricultura e um especialista em cana-de-açúcar.
Publicação
Equipe
Ferramenta
Para este procedimento ser realizado da maneira tradicional, todos os pontos teriam que ser visitados em campo. Diversas dificuldades podem ser associadas à maneira tradicional de realizar este trabalho, tais como tempo demandado, dificuldade de acesso, sem contar o elevado custo. Outra maneira para fazer isto seria montando os bancos de dados para cada fotointerprete. Como os pontos cobrem uma vasta área, associada a quantidade de imagens utilizadas para este mapeamento, torna grande a base de dados. Desta forma, seria necessário criar cópias desses dados nos computadores dos fotointerpretes, além de instalar programas para acessá-los e criar uma forma de os mesmos registrarem suas classificações para cada um dos pontos.
Dado todo este trabalho, optou-se por fazer uso do ambiente series class, pois ele permitiu configurar uma interface própria, de modo a simplificar o acesso aos fotointerpretes e centralizar a base de dados. Além disso, este ambiente oferece aos fotointerpretes a visualização dos pontos sobre o Google Maps (imagens com melhor resolução espacial, porém sem conhecer a data de obtenção dessas imagens) e a série temporal de EVI2-MODIS o que pode permitir ao fotointerprete ter uma noção do uso do solo ao longo do tempo.
Os fotointerpretes também tiveram acesso ao mapa da área com cana-de-açúcar fornecido pela SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo). Este mapa é um mosaico das áreas mapeadas pelo setor agroindustrial da cana-de-açúcar, no Estado de São Paulo, com o propósito de obter a liberação da área para a colheita com queima, para a safra 2009/10. Em função da natureza deste mapa (obtido diretamente em campo), ele não contempla a totalidade da área de cana-de-açúcar do estado de São Paulo.
A Figura 1 mostra a disposição dos recursos disponíveis para o fotointerprete fazer a classificação. O objetivo foi configurar o layout e funcionalidades, de tal maneira que o fotointerprete gastasse o menor tempo possível para visualizar e classificar cada um dos pontos.
A todo momento o coordenador do projeto poderia ter acesso a evolução das classificações acessando a página de relatórios (Figura 2). Sendo que os fotointerpretes não possuem acesso a está página e não puderam saber das classificações dos demais.
Figura 1 - Página para o fotointerprete fazer as classificações
Figura 2 - Página para o coordenador do projeto visualizar o relatório das classificações
©  LAF Web