series view
ambiente para a visualização de séries temporais para análise de mudanças de uso e cobertura da terra
  1. Dados MODIS:
    Cada série temporal representa a variação dos valores do índice de vegetação (EVI2) ao longo do tempo sobre o pixel selecionado pelo usuário no globo virtual (Google Maps). O cálculo do EVI2 (Jiang et al., 2008) utiliza imagens MODIS do produto MOD13, coleção 005, com resolução espacial de 250 m e resolução temporal de 16 dias disponibilizado pela NASA. A série em azul no gráfico EVI2 (sem filtro) representa os valores observados em 1 pixel nas imagens MODIS ao longo do tempo. Essa série foi filtrada utilizando informações de ângulo de visada do sensor, refletância de banda espectral e data da observação do pixel. A série em vermelho (com filtro) é resultado de uma suavização da série em azul utilizando a transformada wavelets. Mais informações metodológicas podem ser obtidas em Freitas et al., 2011.
  2. Dados de precipitação:
    A série de precipitação pluviométrica (milímetros por mês) utiliza o produto 3B43 V6 do TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) disponibilizada pela GES DISC DAAC (Distributed Active Archive System) da NASA. A série temporal pode ser vizualizada também no site TRMM Online Visualization and Analysis System. O pixel TRMM tem uma área mínima de aproximadamente de 0,25 graus. O gráfico da série temporal de precipitação é formado por 1 pixel TRMM cuja posição é a mais próxima da coordenada geográfica do polígono em amarelo.
  3. Projeção:
    Os dados MODIS foram reprojetados da projeção Sinusoidal para Geográfica, Datum WGS84 utilizando o software MRT (Modis Reprojection Tools). O gráfico da série temporal apresentada é formado por 1 pixel MODIS cuja posição é a mais próxima do retângulo, em torno do marcador, no globo virtual do Google Maps. Sendo que este retângulo representa apenas uma aproximação da localização do pixel MODIS no globo virtual. O pixel MODIS é formado de uma área de no mínimo 250x250 metros (mais detalhes sobre o sensor MODIS ver Wolfe et al., 1998; Wolfe et al., 2002 e Rudorff et al., 2007). Questões relativas à mistura espectral na formação do pixel, regiões de borda e sua relação com a escala de visualização devem ser consideradas. Além disso, não há informação a respeito da exatidão de posicionamento das imagens disponíveis no globo virtual do Google Maps, bem como da data da imagem apresentada. Porém, a imagem disponível no globo virtual do Google Maps auxilia na contextualização e no entendimento das séries.
  4. Altimetria:
    Os dados de elevação apresentados no gráfico polar são obtidos dos modelos de elevação disponíveis no globo virtual do Google Maps. Não temos conhecimento a respeito da precisão altimétrica e planimétrica dos mesmos. Essas curvas são úteis para avaliar a declividade e outros aspectos topográficos relacionados ao entorno da coordenada geográfica selecionada.
  5. Políticas de citação e agradecimentos:
    1. A utilização dos dados TRMM deve seguir as recomendações apresentadas nas páginas do TRMM (os dados TRMM (3B43V6) usados neste estudo foram adquiridos usando o GES DISC DAAC (Distributed Active Archive System) que é parte da NASA's Goddard Earth Sciences (GES) Data and Information Services Center (DISC)). Mais informações podem ser obtidas no site
      http://mirador.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/mirador/presentNavigation.pl?project=TRMM&tree=project.
    2. A utilização dos dados MODIS deve seguir as recomentações apresentadas nas páginas do MODIS. Os dados MODIS são distribuídos pelo Land Processes Distributed Active Archive Center (LP DAAC), localizado no U.S. Geological Survey (USGS) Earth Resources Observation and Science (EROS) Center (lpdaac.usgs.gov).
    3. O objetivo desse portal é facilitar o acesso público e gratuito as séries temporais de dados TRMM e MODIS para análise do uso e cobertura da terra. É permitido seu uso para estudos e análises científicas e políticas públicas, desde que mencionada a fonte. Publicações de imagens ou dados utilizando esse portal devem ser referenciados utilizando o artigo:
      Freitas, R.M.; Arai, E.; Adami, M.; Souza, A.F.; Sato, F.Y.; Shimabukuro, Y.E.; Rosa, R.R.; Anderson, L.O.; Rudorff, B.F.T. Virtual laboratory of remote sensing series: visualization of MODIS EVI2 data set over South America. Journal of Computational Interdisciplinary Sciences, 2:57-64. 2011. no prelo. (http://epacis.org/jcis.php).
    4. Se possível, nos encaminhe por e-mail (laf@dsr.inpe.br) uma cópia ou referência bibliográfica do trabalho ou apresentação oral que utilizou os dados ou imagens disponíveis nesse portal. Estas referências serão incluídas nesse portal e permitirá divulgar como os dados estão sendo utilizados.
  6. Termos de uso:
    Ao utilizar os nossos serviços você concorda com os seguintes termos:
    1. acatar e seguir as políticas de utilização dos produtos da Google (Termos de Uso), pois os mapas e marcadores são exibidos sobre o Google Maps;
    2. não distribuir ou passar adiante os dados aqui disponibilizados - ©  LAF Web - sem citar as devidas fontes ou seguir as políticas de "Termos de Uso" de cada um dos produtos de terceiros, tais como, Google, NASA e ©  LAF Web;
    3. não reclamar por qualquer dado perdido. Os dados salvos em favoritos, polígonos cadastrados, arquivos no formato Shapefile e camadas criadas poderão ser perdidos caso algum dispositivo de armazenamento venha a falhar. Não existem backups desses dados em ©  LAF Web;
    4. temos o compromisso de não divulgar quaisquer dados do usuário, incluindo nome, e-mail, afiliação pontos verificados, Shapefiles e polígonos gerados pelo usuário em ©  LAF Web. No entanto, alertamos que existe a possibilidade de invasões ao sistema por hackers;
    5. a Equipe LAF e ©  LAF Web se isentam da obrigatoriedade de manter o serviço operante e da sua continuidade;
    6. a Equipe LAF e ©  LAF Web não se responsabilizam por produtos, relatórios, artigos, etc. gerado pelo usuário;
    7. todas as informações geradas pelo usuário com base nos dados extraídos pela Equipe LAF e ©  LAF Web não representa a visão, opinião, colaboração formal ou contribuição da Equipe LAF e ©  LAF Web.
Folder do projeto:
©  LAF Web