Fale Conosco
:: Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Livros

Livros em Sensoriamento Remoto

Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais
Organizado por: Teresa Gallotti Florenzano

O relevo da superfície terrestre, objeto da Geomorfologia, é um fator importante na vida do homem. Ele influencia desde a construção da sua moradia, o manejo de suas culturas agrícolas, a escolha do local para turismo, até a implantação de grandes obras de engenharia e o planejamento estratégico em situações de guerra. Por ser o relevo bem destacado em imagens de satélite, a Geomorfologia é uma das ciências que mais se beneficiam da tecnologia de sensoriamento remoto. Essa tecnologia possibilita ampliar nossa visão espectral, espacial e temporal dos ambientes terrestres. O livro detalha os compartimentos de relevo fluviais, costeiros e cársticos, entre outros; processos tectônicos e as dinâmicas que moldam a superfície terrestre como movimentos de massa. Ao longo de seus 10 capítulos, o leitor terá a oportunidade de perceber por que a Geomorfologia se tornou uma base imprescindível ao planejamento e aos estudos ambientais.



Geoinformação em Urbanismo: cidade real X cidade virtual
Autores: Cláudia Maria de Almeida, Gilberto Câmara e Antonio Miguel Vieira Monteiro

As questões urbanas atuais e aquelas associadas ao planejamento urbano e territorial têm encontrado na Geoinformação poderosas ferramentas para análises e projeções futuras. Análises e cenários materializam subsídios cada vez mais confiáveis para a tomada de decisão pelos planejadores, que pode ser enriquecida pela interação com os cidadãos, facilitada pela franca comunicação on-line. Geoinformação em Urbanismo traz 15 contribuições sobre o tema, agrupadas em cinco vertentes: a representação territorial; a gestão de problemas e políticas sociais; a construção da base de dados geoinformáticos; o gerenciamento de desastres naturais; modelos e modelagens urbanas e regionais. A obra destina-se a profissionais envolvidos com Planejamento e Urbanismo, bem como Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e Modelagem Computacional. Órgãos públicos obterão grande benefício desta obra, com o objetivo de formular políticas sociais, planos diretores e diretrizes ambientais, entre outros. Também estudantes de Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental e Geoprocessamento encontrarão aqui excelente material de referência.


Fisionomias da Vegetação nas Sub-regiões do Pantanal Brasileiro
Autores: Myrian de Moura Abdon, João dos Santos Vila da Silva

Este livro, dividido em 14 capítulos, representa o esforço de disponibilizar ao público fotos de diferentes tipos de vegetação do Pantanal, retratando a diversidade de ambiente que é esta grande planície alagável. Informações sobre solo, relevo, posicionamento geofráfico, dentre outras, foram adicionadas a cada foto. Espera-se que este conjunto de informações auxilie o leitor a compreender um pouco mais esta região e o faça imaginar que um ambiente tão rico quanto este precisa ser utilizado com cuidado, garantindo sua conservação. Clique AQUI para fazer o download.


Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera da Amazônia
Organizado por: COSTA, Wanderley Messias da; BECKER, Bertha K.; ALVES, Diógenes Salas

Coletânea de artigos que apresentam os resultados de parte das pesquisas desenvolvidas no programa Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA). Os artigos dos organizadores e de Emilio Moran, Mateus Batistella, Paulo C. G. Egler e Maria das Graças Vilela Ibañez, têm como foco as mudanças no uso da terra amazônica, as modalidades de uso do território – como a expansão da fronteira agrícola, o desenvolvimento do agronegócio, os problemas estruturais da reforma agrária – e as inovações produtivas. Trazem importantes reflexões sobre as interações e contradições entre o desenvolvimento econômico e o progresso social na Amazônia, de modo a reduzir a ameaça que eles representam para seus recursos naturais únicos. O livro alerta ainda para as articulações necessárias entre ciência e poder público para o desenvolvimento de políticas públicas que realmente promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.


Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações - 4ª Edição
Autora: Evlyn M. L. de Moraes Novo

De meados do século passado quando - balões equipados com câmaras fotográficas já eram lançados para se obter informações do terreno - até nossos dias, o Homem foi aos poucos descobrindo que conhecer melhor a Terra poderia lhe trazer grandes benefícios. De lá para cá, as câmaras fotográficas foram substituídas por modernos equipamentos sensores a bordo de satélites que "fotografam" a Terra em detalhes, a centenas de quilômetros de distância.
Principalmente no Brasil, um país de proporções continentais, o sensoriamento remoto pode e tem sido utilizado em áreas importantes e prioritárias ligadas ao levantamento de recursos naturais e ao monitoramento do meio ambiente para benefício do nosso desenvolvimento econômico e social. E dentro deste contexto que adquire notável oportunidade e importância este livro que relata os primórdios da técnica e a trajetória de sua evolução tecnológica, esmiuçando os seus campos de aplicação e exibindo um panorama completo da atividade de sensoriamento remoto, que será de extrema utilidade em institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades.


Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil
Autores: Bernardo F. T. Rudorff, Yosio E. Shimabukuro e Juan Carlos Ceballos

Obra dirigida a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que utilizam as técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento regional e global de ecossistemas terrestres, oceanografia e atmosfera. O livro expõe a experiência de diversos autores adquirida ao longo do desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares que utilizaram os dados do MODIS (MODerate-resolution Imaging Spectroradiometer) em diversas aplicações ambientais no Brasil. Inicialmente é apresentada uma descrição técnica que inclui o histórico, as características e os produtos gerados pelo MODIS. Em seguida são apresentados estudos na área de agricultura, meio ambiente, hidrosfera e atmosfera, finalizando com algumas aplicações sócio-econômicas e aplicações operacionais para detecção de desflorestamentos e queimadas.


Calibração de Sensores Orbitais
Autores: Flávio Jorge Ponzoni, Cibele Teixeira Pinto, Rubens Augusto Camargo Lamparelli, Jurandir Zullo Junior e Mauro Antonio Homem Antunes

Este livro apresenta explicações de forma didática e objetiva sobre os principais conceitos radiométricos, o funcionamento de sensores e os principais procedimentos de calibração. Inclui exemplos práticos detalhados, que abrangem desde a análise do local para a missão e os sensores utilizados até o trabalho de campo e o processamento de dados.




Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais
Autores: Margareth Simões Penello Meirelles, Gilberto Câmara e Cláudia Maria de Almeida

Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma referência para os usuários e estudiosos de geotecnologias e Ciências da Informação Espacial de forma geral. Esta obra compreende um amplo leque temático, como técnicas de inferência espacial e análise espacial, banco de dados geográficos, métodos geoestatísticos, modelagem dinâmica espacial, sempre abordando aspectos teóricos e exemplificações de casos práticos em estudos ambientais. É essencialmente um livro de caráter didático e se destina a atuar como tutorial para alunos, docentes, pesquisadores e desenvolvedores de aplicativos. Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma obra indispensável à geração de profissionais que atuam no escopo das Ciências da Geoinformação.


Mapeamento fotográfico da bacia hidrográfica do rio Taquari
Autores: Myrian de Moura Abdon, João dos Santos Vila da Silva, Rosely F. dos Santos

O mapeamento fotográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari é um livro digital desenvolvido em forma de multimídia visando ser utilizado como material didático na área de educação ambiental e como subsídio aos projetos de pesquisa da região. Nele são encontradas fotografias 35 mm obtidas em diversos locais da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (BHRT) representando diferentes ambientes, atividades e impactos ambientais. Para cada fotografia há um texto associado com informações adicionais sobre localização por GPS do ponto onde foi obtida a foto, tipo de solo, grau de inundação e formas de relevo obtidas de um banco de dados multitemático georreferenciado estruturado para a BHRT em Sistema de Informações Geográficas (Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas - SPRING).


Sensoriamento Remoto e Sig Avançados - Novos sistemas sensores - métodos inovadores
Autores: Thomas Blaschke e Hermann Kux

Sensoriamento Remoto e SIG Avançados é o primeiro livro em português tratando da última palavra em sensores de alta resolução que exigem novos paradigmas para lidar com a enorme massa de dados e, por conseguinte, novos métodos foram desenvolvidos para interpretá-los. A obra apresenta diversas aplicações em Geociências, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Regional e outros.



Iniciação em Sensoriamento Remoto (3ª edição ampliada e atualizada)
Autora: Teresa Galloti Florenzano

Iniciação em sensoriamento remoto (3ª Edição ampliada e atualizada) traz um novo capítulo totalmente destinado ao processamento de imagens – pré e pós-processamentos, realce de imagens, segmentação e exatidão da classificação – além de orientações para aplicação dessas técnicas. A obra procura tornar acessível a nova tecnologia de aquisição de informações sobre a Terra, cujas aplicações crescem a cada dia. Com linguagem simples e apresentação inovadora, o livro explica como elas são interpretadas e descreve os principais tipos de sensores e satélites existentes – com destaque para o programa espacial brasileiro. Iniciação em Sensoriamento Remoto proporciona uma iniciação na “leitura” das imagens de florestas, mangues, relevos, desertos, áreas urbanas, agrícolas, erosões, represas e de fenômenos ambientais e traz sugestões de uso do sensoriamento remoto como recurso didático.


Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação
Autor: Dr. Maurício Alves Moreira

Escrito numa linguagem acessível e fartamente ilustrado, este livro trata de maneira objetiva o sensoriamento remoto e a interação da radiação solar com o solo, a vegetação, a água e outros recursos terrestres.
Na parte de coleta de dados, são discutidos detalhadamente os sistemas sensores utilizados níveis de solo, suborbital e orbital.
Este livro é indicado para cursos de graduação, pós-graduação, especialização e mesmo para áreas em que o sensoriamento remoto é utilizado como ferramenta de trabalho.


Aplicações Ambientais Brasileiras dos Satélites NOAA e TIROS-N
Autor(a): Nelson Jesus Ferreira

Nesta obra você encontrará aplicações do sensoriamento remoto para estudos de vegetação nos grandes biomas; temperatura da superfície do mar e sua relação com as variações climáticas e potencial para pesca; estudos geológicos e monitoramento de bóias de deriva e animais, entre outros.
Este livro abrange aplicações terrestres, atmosféricas e oceanográficas.




Oceanografia por Satélites
Organização: Ronald Buss de Souza

Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto. Estuda variáveis físicas que controlam clima e tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar etc.







A Nave Espacial Noé
Autora: Teresa Galloti Florenzano

A Nave Espacial Noé é a versão contemporânea da popular história bíblica da arca de Noé. É um novo lançamento da série decifrando a terra que divulga conhecimentos sobre o planeta que habitamos.
É um livro para encantar o público infanto-juvenil com o instigante enredo da viagem de Pedrinho pelo espaço, na fuga da Terra em chamas desastre causado pelo próprio Homem.




Espaço – Volume 8 - Série Sustentabilidade
Autores: José Carlos Neves Epiphanio, Evlyn M. L. de Moraes Novo e Luiz Augusto Toledo Machado

O espaço exterior à Terra tem sido objeto de admiração pelo homem há milênios. O seu estudo e observação a partir da Terra, sem instrumentação, ocorre há muito séculos, mas de uma forma sistemática e e instrumentada, há apenas alguns séculos. Porém, somente há algumas décadas é que o homem passou a colocar artefatos no espaço para o estudo mais aprofundado do universo e também para auxílio da sua vida na Terra. E, hoje, é quase inimaginável que consigamos viver sem o auxílio de instrumentos que estão no espaço: televisão, comunicação, transporte aéreo, previsão do tempo, sistemas de posicionamento global, monitoramento e estudo do planeta e seus recursos, etc. Assim, com esse domínio do espaço, o homem conseguiu ampliar em muito sua capacidade de uso e entendimento tanto do universo exterior, como da própria Terra.


Sensoriamento Remoto da Vegetação - 2ª Edição atualizada e ampliada
Autores: Flávio Jorge Ponzoni, Yosio Edemir Shimabukuro e Tatiana Mora Kuplich

Como avaliar os impactos de um evento climático na Amazônia, maior floresta tropical do mundo? Qual a perspectiva de safra de soja nas imensas áreas plantadas do Centro-Oeste brasileiro? Ou ainda, como prevenir a decadência dos sensíveis bolsões remanescentes da Mata Atlântica? Para responder a essas e outras perguntas que interessam a agricultores, ambientalistas, governos e à sociedade civil – levando-se em conta a escala geográfica do território brasileiro – é preciso recorrer ao sensoriamento remoto. O estudo da vegetação, de sua biomassa, seus índices de absorção de radiações, entre diversas outras características, é um dos segmentos de pesquisa nos quais a utilização do sensoriamento remoto mais se desenvolve. Uma obra específica, que se aprofunde nas idiossincrasias dessa área, deve estar acessível a profissinais, pesquisadores e estudantes das ciências biológicas e da terra.


Sensoriamento Remoto para Desastres
Autores: Tania Maria Sausen e Maria Silvia Pardi Lacruz

Entre 1991 e 2012, o Brasil registrou mais de 38 mil desastres naturais como inundações, vendavais, incêndios florestais, tornados e secas, entre outros tipos. As pesquisadoras Tânia Maria Sausen e Maria Silvia Pardi Lacruz defendem que os dados de sensoriamento remoto – imagens e informações obtidas por sensores instalados em satélites, aeronaves ou embarcações – podem ser grandes aliados no estudo, no monitoramento, na prevenção e na resposta e mitigação do impacto de eventos como esses. O sensoriamento remoto contribui para o estudo de ameaças e vulnerabilidades em uma área, para a construção de cenários de risco prováveis, o monitoramento e a criação de sistemas de alerta, para a organização das equipes de resposta e assistência às vítimas, e até mesmo para a recuperação ambiental e econômica dos locais afetados. O livro explica como usar essa tecnologia em cada uma dessas fases, detalha quais são as informações e o sistemas sensores disponíveis e como obter acesso a eles. Além disso, analisa os prós e contras do sensoriamento remoto e dá exemplos práticos de como ele contribuiu na gestão de inundações, secas, incêndios florestais, deslizamentos e derramamentos de óleo.


Sensoriamento Remoto em Agricultura
Autores: Antonio Roberto Formaggio e Ieda Del'Arco Sanches

Um dos setores econômicos mais bem-sucedidos no Brasil, a agricultura, tem apresentado avanços científicos e tecnológicos constantes, melhorando sua eficiência e produtividade. Dentro desse contexto, o Sensoriamento Remoto tem um papel de destaque na previsão de safras, no monitoramento de culturas e na avaliação da extensão de áreas de cultivos, entre outras aplicações. Sensoriamento Remoto em agricultura vem preencher uma lacuna na área, ao apresentar de forma clara e didática os conceitos básicos sobre sensoriamento remoto e suas aplicações em agricultura, como comportamento espectral de culturas agrícolas, índices espectrais de vegetação, análise de alvos agrícolas e monitoramento. O livro apresenta ilustrações e gráficos didáticos, imagens de satélite com explicações detalhadas e questões resolvidas para o estudo dos temas apresentados.
Links Relacionados