Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

 
Introdução
Antecedentes
Produtos gratuitos
Metodologia
Relatórios Técnicos
Resultados
Programa do seminário
Versión en Español

 

PROJETO PANAMAZÔNIA II

Monitoramento da Cobertura Vegetal da Amazônia Sul Americana.

 

Metodologia


Os procedimentos metodológicos a serem seguidos pelo projeto foram desenvolvidos pelos pesquisadores Valdete Duarte e Yosio E. Shimabokuro, também da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

A metodologia consiste em um primeiro momento obter um mapa contendo a distribuição espacial de toda floresta tropical úmida da América do Sul, além da rede de drenagem dos países que fazem parte da Panamazônia. Para a obtenção desses dois mapas iniciais, foram utilizados os mosaicos GEOCOVER, pelo fato deles estarem ortorretificados, apresentando alta qualidade na geometria dos temas mapeados.

"O processamento destes mosaicos consiste na geração das imagens frações derivadas do modelo linear de mistura espectral, com o objetivo de realçar feições de interesse e ao mesmo tempo reduzir a dimensionalidade dos dados a serem processados", explica Valdete Duarte.  "A seguir  procede-se o fatiamento das imagens frações, seguida da tarefa de edição matricial, feita na tela do computador pelo fotointérprete que corrige o mapa obtido automaticamente pelo computador", completa o pesquisador do INPE. 

Após a elaboração deste mapa inicial, contendo a distribuição da mata natural referente ao intervalo 1999-2000, serão utilizadas as imagens MODIS do ano de 2005 para avaliar em cada país a perda da floresta tropical úmida ocorrida durante o período.

A continuidade do monitoramento global anual de toda a floresta tropical úmida da América do Sul, ou seja, a sistematização do Projeto PANAMAZÔNIA II, terá como mapa base o produto final obtido com as imagens de 2005. A partir daí novas imagens MODIS serão inseridas na base de dados para executar o monitoramento, anual inicialmente, do desmatamento em toda região.


Av dos Astronautas, 1.758
Jardim da Granja - CEP: 12227-010
São José dos Campos – SP – Brasil
Telefone: 5512.3945.6447
Telefax: 5512.3944.6488
Contato: martini@dsr.inpe.br
 

/table>