Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

 
Antecedentes
Produtos gratuitos
Metodologia
Relatórios Técnicos
Resultados
Programa do seminário
Versión en Español

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO PANAMAZÔNIA II

Monitoramento da Cobertura Vegetal da Amazônia Sul Americana.

 


Imagem: NASA/GEOCOVER - 2000

Um mapeamento completo da Amazônia, distinguindo as áreas desmatadas do solo em reflorestamento e a vegetação queimada. Este é o objetivo do Projeto Panamazônia II, que está sendo desenvolvido no INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela divulgação anual do índice de desmatamento da Amazônia Legal. Este índice é resultado do Prodes - Monitoramento da Floresta Amazônia Brasileira por Satélite, que, junto com o Deter - Detecção de Desmatamento em Tempo Real, também do INPE, viabilizou a criação do Projeto Panamazônia II, cujo objetivo é o de retomar o monitoramento global de toda a floresta tropical úmida da América do Sul, utilizando as imagens MODIS.

"Pretende-se assim avançar para muito além daqueles temas correntemente mapeados. Vamos mapear Floresta, Floresta Alterada, Cerrado, Rebrota, Área Queimada, Desmatamento Total, Hidrografia, Nuvem, Cidade, Estrada, Porto e Outros. Esta legenda, mais completa, foi solicitação do grupo executivo, liderado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores, que orienta a aplicação de fundos de financiamento ao Projeto, explica Paulo Roberto Martini, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

O Panamazônia II, segundo Martini, segue o modelo de cooperação regional fomentado pela SELPER - Sociedade Latino Americana de Especialistas em Sensoriamento Remoto. Cada país está definindo suas equipes, que serão orientadas pelo INPE na geração de seus bancos e na interpretação de suas imagens. Segundo o cronograma, em 12 meses as equipes estarão formadas e os bancos montados de forma a fornecer figuras sul-americanas integradas sobre o desflorestamento amazônico.


Av. dos Astronautas, 1.758
Jardim da Granja - CEP: 12227-010
São José dos Campos – SP – Brasil
Telefone: 5512.3945.6447
Telefax: 5512.3944.6488
Contato: martini@dsr.inpe.br
 

/table>