Laboratório de Sensoriamento Remoto
Aplicado à Agricultura e Floresta
download
home
O LAF é um grupo de pesquisa formado por pessoas com conhecimento das áreas de sensoriamento remoto, computacão, geografia, estatística, agricultura, floresta e biologia, entre outras. O laboratório se envolve basicamente em atividades relacionadas com mapeamento e monitoramento ambiental. Desta forma, o Laboratório gera tanto dados matriciais, vetorias, tabulares e programas para manipular os dados.
Projetos
Visualização de séries temporais
Desenvolvimento de algoritmos e metodologias para visualização instantânea e análise de séries temporais de produtos MODIS para América do Sul. Ênfase nas aplicações em floresta, agricultura e detecção de mudanças no uso e cobertura da terra.
Projeto PANAMAZÔNIA II
Monitoramento da cobertura vegetal da Amazônia Sul Americana.
Moratória da Soja por imagens de satélite
Uso de imagens de satélites de sensoriamento remoto para auxiliar na identificação de áreas agrícolas em desmatamentos do PRODES posterior à data da moratória da soja.
Mapeamento agroambiental por imagens de snsoriamento remoto
Mapeamento e monitoramento de remanescentes de vegetação natural, de atividades agrícolas e minerárias, e de incompatibilidade de usos com a legislação ambiental, utilizando imagens de satélites de sensoriamento remoto.
Determinação de áreas potenciais à expansão da agroenergia: modelagem via geotecnologias
Desenvolvimento e avaliação de metodologia para a determinação de áreas potenciais à expansão da área plantada com cana e soja, usando modelagem e geotecnologias.
Mapeamento de culturas agrícolas a partir de dados de média resolução espacial utilizando a análise orientada ao objeto
Avaliação da Análise Orientada a Objetos juntamente com Mineração de dados quanto à potencialidade para mapeamento de culturas agrícolas, principalmente cana e soja.
Tapajós - mapeamento e monitoramento da cobertura florestal
Mapeamento e monitoramento da cobertura florestal da região da Floresta Nacional (FLONA) do Tapajós utilizando imagens de sensoriamento remoto.
Monitoramento do Cerrado na Amazônia
Monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra no cerrado utilizando imagens de sensoriamento remoto.
Monitoramento da cobertura vegetal do Estado de São Paulo
Mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal remanescente do Estado de São Paulo.
Mudança de uso e cobertura da terra (Land Use Cover Change)
  • Integração de diferentes bases de dados para facilitar o acesso e obtenção de geoinformação para a gestão do território e dos recursos ambientais;
  • Permite o acesso a mapas de uso e cobertura da terra em diversos anos, bem como a visualização da transição entre classes de uso e cobertura.
©  LAF Web