series class
ambiente integrado para classificação e avaliação de dados espaço-temporais
PastagemSat: avaliação da degradação de pastagens
logar
sobre o projeto
home
Objetivo
O objetivo deste projeto é avaliar o estado das pastagens das principais regiões de pecuária do Brasil. O ponto de partida para essa avaliação são as áreas visitadas no Rally da Pecuária, coordenado pela Agroconsult e pela Bigma Consultoria, e no Projeto Geodegrade, coordenado pela EMBRAPA.
O INPE apoia o Rally da Pecuária e é responsável pelo plano de ação "Uso de séries temporais de imagens MODIS para a caracterização de degradação de pastagens" do Projeto Geodegrade.
Ferramenta
A avaliação do processo de degração de pastagem é uma tarefa complicada, mesmo in situ. A possibilidade de analisar diferentes fontes de dados em um ambiente integrado, proporciona ao especialista uma visão ampla do processo de degradação.
O series class permite ao especialista visualizar de forma integrada imagens de satélite de alta e média resolução espacial, séries temporais de EVI2-MODIS e de precipitação acumulada mensal-TRMM, parâmetros biofísicos medidos in situ, e assim, atribuir um nível de degradação e/ou identificar um período de reforma para a área de pastagem sob avaliação em cada ano, desde 2000, e gerar um relatório sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra para aquela área.
As figuras a seguir mostram a interface Web de acesso aos dados disponíveis, onde é possível salvar as classificações.
A Figura 1 exibe a lista de pontos com coletas in situ. Ao selecionar um ponto a sua localização é exibida no mapa (ponto destacado em vermelho) e a lista de imagens de média resolução espacial disponível para este local. Neste exemplo, o ponto selecionado está sendo exibido sobre uma imagem adquirida em 02/06/2006.
A Figura 2 apresenta o gráfico das séries temporais de índice de vegetação (EVI2-MODIS) e de precipitação (acumulada mensal - TRMM), e as fotografias da pastagem deste ponto. No lado direito do gráfico, o especialista pode registrar a sua classificação, que será salva imediatamente no servidor.
A Figura 3 mostra as anotações e os parâmetros coletados in situ.
Figura 1 - Interface para visualizar a localização dos pontos e imagens de satélites de diferentes resoluções espaciais
Figura 2 - Interface para visualizar as séries temporais, fotografias e registrar classificações
Figura 3 - Interface para visualizar os dados registrados in situ
©  LAF Web