Coodenadora: Dra. Dilce de Fátima Rossetti (Currículo Lattes)

Pesquisadora Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) ligada ao centro de Observação da Terra (OBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde atua desde 2004. Mestre pela Universidade Federal do Pará (1991) e PhD pela Universidade do Colorado em Boulder (1996).

É geóloga, especialista em sedimentologia e estratigrafia. Em suas pesquisas, tem combinado diversas técnicas de aquisição de dados geológicos em campo e laboratório, além de dados geomorfológicos derivados de imagens  por sensoriamento remoto. Com essa estratégia, ela vem contribuindo com questões fundamentais relacionadas com interpretações paleoambientais em uma variedade de terrenos geológicos do território nacional, principalmente aqueles com registro de depósitos sedimentares formados nos últimos 30 milhões de anos. Áreas geográficas de especial interesse em suas pesquisas tem sido a costa norte e nordeste do Brasil, bem como áreas remotas da Amazônia brasileira, onde vem atuando desde 1987.

Foi vice-presidente da associação internacional de sedimentologia (IAS) de 2010 a 2014, atualmente prosseguindo com sua contribuição nessa sociedade internacional na qualidade de conselheira.

É professora dos programas de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica do Instituto de Geociências da USP e Sensoriamento Remoto do INPE, tendo orientado 11 mestres, 9 doutores e 16 iniciações científicas. 

É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq, tendo publicado 133 artigos em periódicos científicos e capítulos.
Copyright 2015 © Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Todos os direitos reservados
Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)
Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)