Laboratório de Aplicações de dados Espaciais em Apoio à Sociedade
A ideia da criação do laboratório surgiu no ano de 2017 em função dos convites recebidos para a realização de mapeamentos, solicitados por diversas instituições públicas e sociedade civil organizada visando a geração de informações que subsidiem análises de fenômenos urbanos ligados a: segurança pública, saúde, planejamento, educação e cultura.
Missão: utilizar geotecnologias para subsidiar a construção da cidadania.
Objetivo Geral: contribuir para a construção da cidadania capacitando a sociedade civil organizada na leitura do território, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto buscando alternativas para (re)organização do território.
Objetivos Específicos:
- contribuir na elaboração de soluções para o enfrentamento de fenômenos urbanos e sociais;
- capacitar órgãos públicos, privados e sociedade civil organizada no uso do geoprocessamento;
- participar de projetos interdisciplinares;
- identificação de parceiros institucionais;
- oferecer oportunidades de estágio para estudantes do ensino técnico e superior.
Coordenadores: René A. Novaes Júnior, Jussara Ortiz;
Colaboradores Internos: Antonio Miguel Vieira Monteiro; Laércio Namikawa; Eymar Silva Sampaio Lopes; Valéria Abrão; Joaquim Godoy; Daniele de Paula (pós-graduação/INPE); Ana Larissa (pós-graduação/INPE); Giovanna Vieira (estagiária/INPE).
Colaboradores Externos: Dra. Paula Carnevalle Viana – Anhembi/Morumbi; Dr. João Bosco dos Reis – CEMADEN; Major Arlindo Soares de Albegaria Júnior – Policia Militar do Estado de São Paulo; Dra. Adryane Gorayeb – Universidade Federal do Ceará - UFCE; Dr. Iwama Allan Yu – Universidade de Los Lagos – Chile; Dr. Gustavo Médici – Promotor Público – MPSP; Alex Carneiro – Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual de Educação; Charlye Melissa Santana – Diretora da Escola Estadual; Valmar Lourenço; Thaiane Santiago Bernardino – Diretora da Escola Estadual Yoshya Takaoka; Vivana Mendes – Professora Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP.
Projetos com a Participação do LADES:
1) Projeto Cartografia: uma janela para o Território: capacitar professores da rede municipal de ensino do município de São José dos Campos - SP a utilizarem técnicas cartográficas como ferramentas que permitam com que seus alunos observem o território onde vivem e consequentemente participem de forma ativa na (re)construção destes territórios exercendo assim seu papel de cidadão/cidadã.
Parceiros: Secretaria Municipal de Educação.
Atividades DIOTG: capacitação dos professores no uso de Geotecnologias.
Situação: este projeto esta em andamento, sendo que no inicio de março dará inicio ao curo de capacitação que será realizado no LABGEO/DIOTG/INPE.
2) Projeto Observatório de Segurança Pública da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: objetivo é realizar pesquisas que subsidiem o planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas que contribuam para o aprimoramento da segurança pública das região e melhoria da qualidade de vida da população valeparaibana.
Parceiros: Comando de Policiamento do Interior-1 da Policia Militar do Estado de São Paulo; Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC; Universidade do Vale do Paraíba.
Atividade DIOTG: compilar os dados provenientes da Policia Militar do Estado de São Paulo referente aos homicídios ocorridos no município de São José dos Campos, elaborar o banco de dados geográfico, manipular, gerar e analisar os resultados provenientes dos cruzamentos dos dados, e por fim elaborar o mapa apontando as áreas de maior vulnerabilidade de homicídios no município de São José dos Campos – SP.
Situação: este projeto ainda esta em andamento e no aguardo da aceitação do artigo cientifico submetido à Revista de Geografia e Ordenamento do Território.
3) Projeto Ciência Aberta: tem como objetivo estimular a articulação entre diversos atores envolvidos com a produção e circulação de conhecimentos na cidade de Ubatuba. Com este fim, promove praticas abertas e colaborativas entre a ciência acadêmica, os saberes tradicionais e conhecimento não-formal. Tem como principal objetivo analisar a relação entre ciência aberta e desenvolvimento, e propor caminhos apropriados ao contexto social.
Parceiros: Escola Técnica Estadual Tancredo Neves – Ubatuba – SP; Litoral Norte Dados Abertos Geoespaciais – Lindageo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Caraguatatuba – SP.
Atividade DIOTG: elaboração e aplicação do curso introdutório de geoprocessamento, mais especificamente de Sistema de Informações Geográfica. Foram realizados três cursos em períodos distintos que totalizaram cerca de 180 alunos.
Situação: este projeto foi finalizado no ano de 2018 e foram atendidas cerca de 180 pessoas, entre estudantes do ensino médio, profissionais liberais, professores do ensino médio e universitário, técnicos da área da saúde, técnicos da área ambiental, estudantes universitários entre outros. Os cursos foram ministrados entre 2017 e 2018 e tiveram como objetivo capacitar os alunos no manuseio de Sistemas de Informações Geográficas – SIG.
4) Projeto Identificação e Espacialização de Áreas de Vulnerabilidade Socioespacial no município de São José dos Campos – SP: visa realizar controle de políticas públicas d urbanização adequada, focado na situação de vulnerabilidade social envolvendo crianças e adolescentes no município de São José dos Campos – SP.
Parceiro: Ministério Público do Estado de São Paulo – 11o Promotoria de Justiça de São José dos Campos – Habitação – Urbanismo – Meio Ambiente.
Atividade DIOTG: compilar os dados provenientes do Ministério Público do Estado de São Paulo referente aos atos criminais de jovens e adolescentes do município de São José dos Campos, elaborar o banco de dados geográfico, manipular, gerar e analisar os resultados provenientes dos cruzamentos dos dados, e por fim elaborar o mapa apontando as áreas de maior vulnerabilidade de jovens e adolescentes infratores do município de São José dos Campos – SP.
Situação: projeto em andamento.
5) Projeto Cidade Cidadã: visa à coordenação e integração de ações e de Políticas Públicas promovendo o protagonismo da juventude por meio de informação e conscientização promovendo assim a cidadania aos jovens.
Parceiros: Prefeitura de São José dos Campos; Policia Militar do Estado de São Paulo; Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Universidade Federal do Ceará.
Atividade DIOTG: auxiliar alunos de quatro escolas públicas no mapeamento dos equipamentos públicos existentes no entorno de suas respectivas escolas, assim como auxilia-los na proposição de equipamentos públicos que visem ser necessários e capacita-los na técnica de georeferenciamento, que terá como objetivo a elaboração de um documento cartográfico que será apresentado ao prefeito e secretários na tentativa de se estabelecer um diálogo entre os jovens e o poder público. Para isto serão realizadas duas oficinas por escola que serão ministradas no Laboratório de Geoprocessamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/OBT.
Situação: projeto em andamento
6) Projeto Dandara: visa o apoio técnico na capacitação do uso das geotecnologias como ferramentas de apoio as questões ligadas á violência especificamente voltada a mulheres, LGBT, Transexuais, entre outros.
Parceiros: Centro Dandara; Geopixel Soluções em Tecnologias.
Atividade DIOTG: capacitação no uso do Sistema de Informações Geográficas e uso de dados espaciais.
Situação: projeto em andamento.
Participação do LADES em Eventos:
X – Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz realizado em São José dos Campos. Set/2019. Apresentação de Trabalho.