Você está aqui: Página Inicial > Áreas de Atuação > Sensores e Plataformas > Sensores ópticos de resolução espacial moderada

Sensores ópticos de resolução espacial moderada

Resolução Espacial Moderada

Um dos exemplos de sensor óptico de resolução espacial moderada é o MODIS (MODerate resolution Imaging Spectroradiometer), do programa espacial Earth Observing System (EOS) - NASA/EUA pelos satélites: Terra (EOS-AM) e Aqua (EOS-PM).

O MODIS possui 32 bandas espectrais, imageando no intervalo espectral de comprimento de onda de 0,4 a 14,4 micrometros. A resolução espacial varia entre 250, 500 e 1000 metros. Além das bandas espectrais, os dados deste sensor também são disponibilizados em forma de produtos, como índices de vegetação, por exemplo. O MODIS alia moderada resolução espacial com alta resolução temporal (cerca de 1 dia).

Estas imagens possuem grande aplicabilidade para o monitoramento de sistemas terrestres, aquáticos, e atmosféricos. São muito utilizadas em análises da dinâmica do uso e cobertura da terra devido a sua resolução temporal (baixo tempo de revisita), produzindo imagens periódicas para o monitoramento ambiental.

 

Pesquisadores: (em ordem alfabética)
Egidio Arai
Ieda Sanches
Luciano Pezzi
Milton Kampel
Valdete Duarte
Yosio Shimabukuro