Copyright 2015 © Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Todos os direitos reservados
Projeto de Pesquisa 1: ETECS-Paraíba
Márcio de Morisson Valeriano, INPE
Currículo Lattes

Tecnologista Sênior da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR), do centro de
Observação da Terra (OBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde atua desde 2003.

É engenheiro agrônomo, especializado em sensoriamento remoto e geoprocessamento. Em suas pesquisas atuais, enfoca o desenvolvimento metodológico para mapeamento e análise de descritores topográficos a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE). Nesta linha de pesquisa, contribui com a identificação de feições específicas e a caracterização geomorfométrica do relevo em escalas de 1:50.000 a 1:250.000, baseadas em processos desenvolvidos em ambiente de SIG (Sistemas de Informação Geográfica).

Foi responsável pelo desenvolvimento do Topodata - Banco de dados geomorfométricos locais do Brasil, que fornece dados topográficos elaborados a partir do refinamento e derivação do MDE da SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) em cobertura completa do território nacional.

É professor do programa de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do INPE, tendo orientado 8 mestres, 2 doutores e 7 orientações de outra natureza. Atualmente orienta 1 mestrando, 1 doutorando e dois graduandos.
É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, tendo publicado 48 artigos em periódicos científicos, 2 capítulos de livros, além de 84 trabalhos apresentados em eventos científicos.
Camilo Daleles Rennó, doutor, INPE
Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1995) e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003). Atualmente é tecnologista senior III da Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É membro do corpo docente permanente do curso de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sensoriamento Remoto (OBT/INPE) e do curso de Pós Graduação (Doutorado) em Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE). Principais temas de atuação: Processamento de Imagens, Modelagem Hidrológica e Estudos da Amazônia. Publicou 36 artigos em periódicos científicos e capítulos de livros, além de 59 artigos completos em anais de congressos. Orientou 11 mestres e 2 doutores.
Marcelo Cancela Lisboa Cohen, doutor, Universidade Federal do Pará
Currículo Lattes

Professor Associado II do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, onde atua desde 2004. É geólogo, com mestrado em Geologia e Geoquímica (1998) pela Universidade Federal do Pará e Doutorado desenvolvido no Centro de Ecologia Marinha Tropical (ZMT) da Universidade de Bremen-Alemanha (2003). Pós-Doutorado no Laboratório de C-14 do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (2012). É especialista em palinologia. Em suas pesquisas, além de dados palinológicos, tem combinado diversas técnicas envolvendo sedimentologia e isótopos de C e N. Seus trabalhos tem contribuído para elucidar questões relacionadas ao impacto das mudanças climáticas e de nível do mar sobre as vegetações no interior da Amazônia e no litoral brasileiro, em especial os manguezais, durante o Quaternário tardio. É Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará. É bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq, tendo orientado 3 doutores, 7 mestres e 7 trabalhos de conclusão de curso, além de publicado 42 artigos em periódicos científicos , 7 capítulos de livros, e 45 artigos e comunicações em encontros científicos.
Dario Amaral, mestre, Museu Paraense Emílio Goeldi
Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1994) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997).
Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi. Atua na área de Ecologia Vegetal. Foi coordenador da Estação Científica Ferreira Penna (2004-2006), na Floresta Nacional de Caxiuanã, vinculada ao Museu Goeldi. Foi coordenador para a Amazônia da lista nacional da flora ameaçada de extinção e a lista da flora do Pará ameaçada de extinção.
Publicou 43 artigos em periódicos com corpo editorial e capítulos de livros. Fez 16 comunicações em eventos científicos.

Viviana Aguilar Muñoz
Currículo Lattes

É engenheira topógrafa graduada na Universidad del Valle, Colômbia. Mestre e Doutora em sensoriamento remoto com título obtido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.  É pesquisadora associada da Corporación Observatório Sismológico del Sur Occidente, CORPOSSO, Colombia.
É especialista em sensoriamento remoto, com interesse na modelagem do relevo e mapeamento de variáveis ambientais. Desenvolveu técnicas para derivação de variáveis topográficas regionais a partir de modelo digital de elevação para separação de áreas homogêneas da paisagem. Em sua pesquisa, tem estudado a relação da topografia com tipos de solo, tipos de vegetação e variações da temperatura. Possui experiência no estudo de condicionantes topográficas de movimentos de massa e inundações. Tem interesse no mapeamento da geologia pela integração de dados de sensoriamento remoto de diversas fontes, modelo digital de elevação, variáveis geomorfométricas, dados de campo, geofísicos gamaespectrométricos e magnetométricos.
Édipo Henrique Cremon, doutorando, INPE
Currículo Lattes

Orientadora: Dilce de Fátima Rossetti (INPE)
Sub-projeto: EVOLUÇÃO QUATERNÁRIA DO RIO BRANCO - NORTE DA AMAZÔNIA
Objetivo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal reconstituir a história geológica quaternária do rio Branco, norte da Amazônia, e verificar sua relação com fatores climáticos e tectônicos.

Geógrafo pela Universidade Estadual de Maringá (2006-2009), onde atuou junto ao Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA-UEM). Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2010-2012), e atualmente é doutorando pelo mesmo instituto. Tem atuado academicamente em aplicações de sensoriamento remoto (multissensores) e sistemas de informação geográfica no mapeamento e entendimento de processos geomorfológicos do Quaternário ao recente. Foi indicado ao prêmio jovem geomorfólogo em 2010 e 2014 pela União Brasileira de Geomorfologia-UGB.

Suas áreas de interesse envolvem: geomorfologia fluvial, processos hidrológicos, rios tropicais, mapeamento geomorfológico e de uso e cobertura do solo, Quaternário continental, neotectônica e, recentemente, técnicas de geocronologia por carbono-14 e luminescência opticamente estimulada (LOE).

O objetivo de seu trabalho de tese (em andamento) é reconstituir a história geomorfológica quaternária do rio Branco, norte da Amazônia, e verificar sua relação com fatores climáticos e tectônicos. Para isso tem se baseado na integração de dados de sensoriamento remoto, sedimentológicos, geocronológicos e geofísicos, além de dados da literatura.
Thiago de Castilho Bertani, doutorando, INPE
Currículo Lattes

Orientadora: Dilce de Fátima Rossetti (INPE)

Sub-projeto: SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À CARACTERIZAÇÃO DE MORFOLOGIAS FLUVIAIS EM ÁREAS TROPICAIS
Objetivo: O objetivo principal desta proposta é o de discutir os mecanismos que levaram à origem de rias fluviais amazônicas com base principalmente em dados derivados de sensores remotos.
Hanna Tuomisto - Coordenadora, Universidade de Turku, Finlândia
Currículo Lattes

É graduada em Biologia pela Universidade de Helsinki (1990), PHD em Botânica pela Universidade de Turku (1994), onde atualmente ocupa posição de professora em pesquisas sobre biodiversidade. 
Tem interesse especial em ecologia de florestas tropicais. Em particular, concentrou seus esforços profissionais na descoberta de fatores que determinam a composição de espécies e a diversidade de comunidades de plantas na Amazônia, utilizando espécies indicadoras e sensoriamento remoto. Seu grupo preferido de espécies indicadoras é o das samambaias, e para este grupo também aborda diversas questões relacionadas à taxonomia, ecologia e história evolutiva. Trabalha com análise multivariada de dados, sendo que utiliza essa ferramenta aplicada ao esclarecimento de conceitos importantes, como a diversidade beta e uniformidade.
Publicou 67 artigos em periódicos com corpo editorial, além de 14 capítulos de livro 3 livros. Orientou 12 mestres, 8 doutores.


Kalle Ruokolainen, Universidade de Turku, Finlândia

É ecólogo, tendo obtido o grau de mestre em sistemática de plantas e ecologia pela University of Helsinki (1990), e PhD em ecologia de plantas pela University of Turku (1996).
Trabalha como professor em ecologia vegetal na Universidade de Turku. Os seus principais interesses de pesquisa são em ecologia de comunidades de plantas. Em particular, tem procurado entender a variação espacial e temporal na composição de espécies de plantas das florestas tropicais de terra firme da Amazônia, utilizando as espécies da família Melastomataceae como um modelo para o comportamento do resto da flora. Neste exercício, descobriu várias questões teóricas e analíticas relacionadas a métodos de ordenação e classificação, bem como ao sensoriamento remoto.
Publicou 43 artigos científicos em peródicos com corpo editorial e 9 capítulos de livros. Orientou 7 doutores.

Jasper Van Doninck, Universidade de Turku, Finlândia

Obteve o grau de mestre em Geografia da Vrije Universiteit Brussel (2002), mestre em Licenciatura em Observação da Terra em Kuleuven/Purdue University (2008) e doutorado em Ciências Biológicas Aplicadas pela Universidade de Ghent (2013).
Sua pesquisa de interesse concentra-se na detecção remota de processos de superfície da terra.

Gabriel Massaine Moulatlet, Universidade de Turku, Finlândia
Currículo Lattes

Orientadora: Hanna Tuomisto (UTU) and Camilo Rennó (INPE)
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) em 2008, mestre em Biologia e Ecologia de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 2012.

Doutorando na Universidade de Turku. Tem interesse em Ecologia Tropical, Hidrologia e Biodiversidade. Ele tem trabalhado com a relação de samambaias e gradientes ambientais de condições da água e teores de nutrientes do solo. Possui experiência na análise de condições hidrológicas na distribuição e conservação de plantas herbáceas em florestas amazônicas.

Sua tese de doutorado objetiva usar ferramentas de sensoriamento remoto e dados de inventários de plantas na abordagem de questões ambientais em áreas da bacia amazônica.


Msc. Glenda Gabriela Cardenas Ramirez

Orientadores: Hanna Tuomisto (UTU) e Samuli Lehtonen (UTU)

Bióloga graduada pela Universidade Nacional da Amazonina Peruana, Peru. Desenvolveu pesquisa em nível de mestrado no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Turku, Finlânida. Atualmente continua nessa universidade como doutoranda, onde desenvolve pesquisa em taxonomia, filogenia e ecologia de plantas (samambaias) neotropicais.


Dilce de Fátima Rossetti, INPE
Currículo Lattes

Pesquisadora Titular da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) ligada ao centro de Observação da Terra (OBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde atua desde 2004. Mestre pela Universidade Federal do Pará (1991) e PhD pela Universidade do Colorado em Boulder (1996).

É geóloga, especialista em sedimentologia e estratigrafia. Em suas pesquisas, tem combinado diversas técnicas de aquisição de dados geológicos em campo e laboratório, além de dados geomorfológicos derivados de imagens  por sensoriamento remoto. Com essa estratégia, ela vem contribuindo com questões fundamentais relacionadas com interpretações paleoambientais em uma variedade de terrenos geológicos do território nacional, principalmente aqueles com registro de depósitos sedimentares formados nos últimos 30 milhões de anos. Áreas geográficas de especial interesse em suas pesquisas tem sido a costa norte e nordeste do Brasil, bem como áreas remotas da Amazônia brasileira, onde vem atuando desde 1987.

Foi vice-presidente da associação internacional de sedimentologia (IAS) de 2010 a 2014, atualmente prosseguindo com sua contribuição nessa sociedade internacional na qualidade de conselheira.

É professora dos programas de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica do Instituto de Geociências da USP e Sensoriamento Remoto do INPE, tendo orientado 11 mestres, 9 doutores e 16 iniciações científicas. 

É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq, tendo publicado 133 artigos em periódicos científicos e capítulos.
Peter Mann de Toledo, INPE
Currículo Lattes

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e PhD em Geologia pela University of Colorado at Boulder (1995).
Atualmente é pesquisador titular do Centro do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em Ciência e Tecnologia na Amazônia, Paleontologia e paleoecologia. Foi diretor, por dois mandatos, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Criou e dirigiu o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - IDESP.
É professor orientador do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, convênio UFPA-MPEG-Embrapa. Atualmente desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre a Amazônia e biodiversidade e é membro do Comitê Científico do Programa SISBIOTA-CNPq, e membro representante da SBPC no CONABIO/MMA e do FNMA/MMA.
Publicou 43 artigos científicos em periódicos com corpo editorial, 6 livros, além de ter feito 28 comunicações em eventos científicos. Orientou 4 mestres.

Rogério Gribel , JBRJ
Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Genética de Plantas e Evolução pela University of St Andrews, Reino Unido (1995). Pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Desde fevereiro de 2010 é Diretor de Pesquisas Científicas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

É orientador e professor em quatro programas de pós-graduação na Amazônia. Coordena projetos científicos na interface de conservação genética e ecologia de plantas amazônicas. Estruturou, juntamente com seu Grupo de Pesquisa, o Laboratório de Genética e Biologia Reprodutiva de Plantas do INPA (LabGen).

Coordena projeto CT-Infra FINEP no JBRJ para o incremento da infraestrutura laboratorial da instituição. Desenvolve pesquisas e orienta principalmente nos temas: genética da conservação, genética de populações, sistema de cruzamento, filogeografia, fluxo gênico em plantas. ecologia reprodutiva, polinização, frugivoria e dispersão de sementes. Desenvolve também trabalhos de ecologia aplicada, nas áreas de manejo e recuperação de ambientes tropicais degradados.

Publicou 56 artigos em periódicos científicos com corpo editorial e capítulo de livros, 1 livro e tem 72 artigos completos e comunicações em eventos científicos. Orientou 12 mestres, 4 doutores e 9 alunos de iniciação científica.


Projeto de Pesquisa 2: Geobiama
Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro, doutorando, INPE
Currículo Lattes

Orientadora: Dilce de Fátima Rossetti (INPE)

Biólogo, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF em 2006. Em 2006 ingressei no mestrado em Biologia/Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA com o término em 2008. Possuo especialista em Divulgação da Ciência, Saúde e Tecnologia na Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2011/12). Atualmente cursa o doutorado em Sensoriamento Remoto no Instituto Nacional de Pesquisas Espacias - INPE. Seu interesse atual é o mapeamento de áreas abertas associadas a megaleques na Amazônia com ênfase na ecologia e distribuição dos tipos de vegetação.
Sub-projeto: Dinâmica florestal no megaleque Viruá (norte da Amazônia): integração de dados orbitais e fitossociológicos
Objetivo: O objetivo geral desta proposta é avaliar a influência das características geológicas e geomorfológicas associadas à evolução sedimentar do megaleque Viruá na determinação dos padrões vegetacionais atuais, principalmente considerando áreas com tipos diversos de campinaranas.

Samuli Lehtonen, Universidade de Turku, Finlândia

É especialista em sistemática molecular e curador das coleções de plantas vasculares do Herbário da Universidade de Turku (TUR), Finlândia. Ele tem interesse em taxononmia, sistemática filogenética, e biodiversidade tropical, com pesquisa atual principalmente focada na sistemática de samambaias atuais, especiação e macroevolução. Sua responsabilidade no projeto GEOBIAMA será a análise da diversidadae filogenética.

Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)
Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)