Motivação da Pesquisa

A bacia amazônica suporta a maior floresta tropical contínua da Terra e abriga uma diversidade de espécies de plantas. No entanto, a compreensão das comunidades de plantas da Amazônia, a distribuição de espécies e os locais dos principais centros de diversidade e endemismo são ainda temas de debate na comunidade científica internacional.

Esse representa um grande problema para o planejamento da conservação, sendo essencial estimar o quão bem as unidades de conservação existentes representam diferentes habitats e as suas espécies. O não reconhecimento de como a biodiversidade depende de restrições ambientais poderia ter impactos negativos dramáticos tanto sobre as perspectivas para a preservação, a longo prazo, da biota única da região, quanto para o uso sustentável dos recursos florestais.

Alguns modelos prévios já previram grandes perdas de espécies em função de variações de temperatura e precipitação frente a mudanças globais. Adicionalmente, existe um número crescente de publicações enfatizando que o padrão de distribuição de espécies da floresta tropical amazônica é, em grande parte, relacionada a fatores como propriedades do solo, topografia e processos geológicos presentes e passados, e não necessariamente somente clima.
Padrões de distribuição da vegetação amazônica no tempo e espaço merecem ser investigados à luz da reconstituição de processos geológicos atuais e passados e em sua influência em outros fatores como topografia, solo, hidrologia, etc. Portanto, é necessário integrar dados geológicos e botânicos para entender os fatores que controlam a distribuição de espécies vegetais na Amazônia. Essa integração pode ser beneficiada pela crescente disponibilidade de recursos computacionais, bem como de dados de sensoriamento remoto e métodos modernos de análise de dados espaciais.
Projeto de Pesquisa 2: Geobiama
Copyright 2015 © Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Todos os direitos reservados
Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)
Grupo de Pesquisa
Paisagens no Tempo e Espaço (PATES)